sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Câncer na língua

É possível ter câncer na língua? Sim, é possível! E eu nem sabia que a gente poderia ter câncer na língua... mas descobri que a gente pode ter câncer na língua e em qualquer lugar do corpo. E antes dos 30, gente!

Pois bem, no post anterior eu falei do dia que fiz a biópsia. Mas por incrível que pareça, minha biópsia não deu nada, apontando como lesão "displasia epitelial leve". Quando apresentei ao médico, ele disse que o resultado era bom, mas que pediria uma revisão de lâmina. Não me disse a razão, mas li na cartinha que ele escreveu para o patologista:

clínica compatível com carcinoma

clínica compatível com carcinoma

clínica compatível com carcinoma

Porra, não sou médica mas "carcinoma" é a mesma coisa que "ih, fudeu". Deixei a carta no laboratório para revisão. Alguns dias depois fui pegar, em meados de novembro, acho que dia 11/11/2011. A revisão de lâmina trouxe a mesma coisa. Saí comemorando pela rua.

Mandei a revisão de lâmina por e-mail para o médico, que não me respondeu. Mandei novamente, e ele respondeu dizendo que se reuniria com uma junta médica no dia seguinte para estudar meu caso.

Resolvi ir em outro médico, aqui na minha cidade. Ele praticamente disse a mesma coisa, que a clínica era compatível com carcinoma, mas que a biópsia poderia ter sido mal feita. Que era necessária uma biópsia topográfica indicando onde estava cada parte do tecido e etc. Enfim, eu já não tinha gostado do comportamento do outro médico, fiquei triplamente desconfiada.

Mas por que você não gostou do 1º médico?
Simplesmente porque ele não estava preparado para atender pacientes jovens e que se consultam também com o Dr. Google. Sim, os médicos precisam ser treinados e conscientes para isso, para a cyberhipocondria. Tem que ter matéria de "como lidar?" nas faculdades de medicina, pois os médicos da nova geração  precisam estar preparados para consultas mais longas, pacientes mais preparados e peculiares.

Claro que era o meu caso. Abrindo um parênteses, eu atendo clientes e respondo a dúvidas bizarras sobre o meu trabalho diariamente. Apesar de saber que eu sei mais sobre o meu trabalho do que 90% dos meus clientes, respondo a todas as dúvidas para dar segurança para eles. O médico tem que fazer a mesma coisa. Ele manja mais do que eu, beleza, mas eu me preparei e estudei antes da consulta (como faço com tudo na vida).

Juro que li mais de 20 trabalhos publicados, mais de 50 artigos em grandes veículos e meia dúzia de trabalhos científicos em inglês inclusive. Ele estudou para ser médico, e eu estudei a suspeita de doença que eu tinha.

Já o segundo médico...
Disse que eu tinha 100% de chance de cura (na hora foi bom ouvir isso, mas será mesmo? Espero que ele esteja certo), mas disse que ele estava saindo de férias e mandou eu procurar um especialista em São Paulo. Segundo ele, um dos maiores especialistas do mundo no assunto.

O primeiro médico...
Pedi para falar com ele via tel. Ele me ligou, comecei a fazer várias perguntas e ele disse a frase (que na hora fiquei indignada, mas hoje agradeço pela falta de tato dele) que mudou tudo: "Se você não acredita no que eu estou te falando, procure o maior especialista do país nesse assunto" - e me mandou para o mesmo médico de São Paulo.

Assim o fiz, dia 24/11/11. Me consultei com um dos melhores especialistas do mundo, totalmente paciente, disposto a tirar dúvidas, um gentleman. Tudo foi muito rápido. Primeira consulta dia 24/11, exames pré-operatórios de 25/11 a 28/11. Segunda consulta dia 01/12/2011... e cirurgia marcada para 07/12/2011.

Um comentário:

  1. Obrigada pela força! :o) Meu pai comprou uma saliva artificial de outro planeta para mim! Alivia muito! Chama-se OralBalance. Se você vier a precisar (mesmo sem quimio, mais pelo local da sua lesão mesmo!) eu recomendo! Beijocas.

    ResponderExcluir